quinta-feira, 5 de julho de 2012

TOP 10+ (As Cenas Mais Poderosas da Teledramaturgia)

As cenas a seguir são consideradas históricas para a história da teledramaturgia e com certeza fazem parte do imaginário popular do grande público. As novelas sempre tiveram bons índices de audiência aqui no Brasil - principalmente as da Rede Globo - e por isso hoje veremos as 10 cenas mais poderosas da teledramaturgia nacional. É claro que muitas outras cenas poderiam estar aqui, mas escolhi essas 10 por  elas representarem alguns marcos até mesmo da história da TV.  O curioso é o número de cenas de novelas de Manoel Carlos.    




10º Briga entre mãe e filha / VALE TUDO - 1988


- As brigas entre mãe e filha rendeu bons índices de audiência para a novela Vale Tudo de Gilberto Braga, mas a cena em que Raquel Accioli (Regina Duarte) rasga o vestido de noiva da filha interesseira Maria de Fátima (Glória Pires) entrou para o hall das cenas mais lembradas pelos telespectadores. 




09º Maria do Carmo revê Lindalva / SENHORA DO DESTINO - 2004


- Maria do Carmo (Suzana Vieira) é uma mãe retirante que teve sua filha sequestrada. Anos depois revê, a agora não mais pequena Lindalva/Izabel (Carolina Dieckmann). Nessa cena a jovem ainda não faz ideia de seu passado. Uma das cenas mais aguardadas desta trama de Aguinaldo Silva que superou os 60 pontos. Emocionante. 





08º Simone é desmascarada / SELVA DE PEDRA - 1972


- Simone Marques (Regina Duarte) é desmascarada no 04/10/1972 - de Selva de Pedra. A novela registrou 100 pontos de audiência. Um dos maiores folhetins de Janete Clair. Após um acidente, Simone é dada como morta, retorna ao país anos depois como uma artista famosa. Essa cena literalmente parou o Brasil!!!







07º Morte de Léo e Fernanda / MULHERES APAIXONADAS - 2003


- Ao tentarem fugir de um tiroteio entre policia e bandido, Téo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli) são atingidos em Mulheres Apaixonadas no dia 09/06/2003. A cena registrou bons índices de audiência e até hoje é lembrada pela brilhante interpretação dos dois atores.




06º Briga de Julia e Iolanda / DANCIN" DAYS - 1978


A briga memorável das irmãs Julia (Sônia Braga) e Yolanda (Joana Fomm) foi ao ar no último capítulo - 27/01/1979 - da revolucionária Dancin' Days. A trama de Gilberto Braga marcou época e alcançou voos inimagináveis. A novela pode ser refeita no ano que vem pela Rede Globo.



   




05º Luciana descobre que está tetraplégica / VIVER A VIDA - 2009



Após um acidente automobilístico, Luciana (Alinne Moraes) descobre que está tetraplégica. A cena é fantástica. Não tem como não se arrepiar. A novela Viver a Vida de Manoel Carlos patinou no ibope e perdeu a liga em certos momentos, mas não poderíamos deixar de lembrar desta poderosa cena da atriz.

  



04º A virada de Laura / CELEBRIDADE - 2003


Para quem acompanhou a novela Celebridade de Gilberto Braga, sabe que essa cena foi uma das mais aguardadas da trama. É claro que de Celebridade poderíamos colocar a surra de Maria Clara Diniz (Malu Mader) em Laura (Claudia Abreu), mas por achar aquela cena incoerente com a história - um dia eu explico melhor - resolvi colocar a cena em que Laura começa a mostrar a todos - inclusive a Maria Clara - a que venho. A vingança da vilã começa a fazer efeito e os diálogos são primorosos. Celebridade ocupa a posição de prata no meu TOP 10+ de Novelas, mas isso é assunto para uma próxima quarta. 






03º Eduarda descobre a troca dos bebês / POR AMOR - 1997


Em um ato de desespero e amor incondicional por sua filha, Helena (Regina Duarte) trocou as crianças, dando seu filho vivo em troca do filho morte de Maria Eduarda (Gabriela Duarte).  Foi só no dia 23/05/1998 - último capítulo da trama - que Eduarda descobriu a troca dos bebês. Na minha opinião, Por Amor de Manoel Carlos é a melhor novela de todos os tempos. 









02º Camila raspa a cabeça / LAÇOS DE FAMÍLIA - 2000

No dia em que Camila, personagem de Carolina Dieckmann raspou a cabeça devido à leucemia, a trama registrou 54 pontos de audiência com 65 de picos. Foi no dia 11/12/200 que os brasileiros se emocionaram com o drama da filha de Helena (Vera Fischer). A trama de Manoel Carlos é considerado uma de suas melhores novelas.  







01º Quem matou Odete Roitman? / VALE TUDO - 1988

A misteriosa morte que ocupou o imaginário brasileiro foi ao ar em 06/01/1989. Era o último capítulo - 204 - da novela de Gilberto Braga. Registrou 86 pontos de audiência com 94 de picos. No final todos descobriram a resposta para a pergunta que até hoje ecoa pelos fãs de Telenovelas: Quem Matou Odete Roitman? 


11 comentários:

  1. Faltou o Antonio Fagundes chegando no Céu na novela “A Viagem” !!!
    Um campo de flores amarelas...

    ResponderExcluir
  2. Essa cena é linda mesmo. Até a cena da descoberta - sensação - da morte da Dinah pela irmã foi fantástica... Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Camila raspa a cabeça é épico neh?!

    ResponderExcluir
  4. Então, apesar de não gostar do Aguinaldo Silva, fico com a cena de Senhora do Destino.. E só por causa da musiquinha de fundo que me arrepiava todo! :)

    ResponderExcluir
  5. Numero 2.. Sem dúvidas! Uma das cenas mais marcantes e emocionantes que assisti!

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida não tenho assistido novela faz um tempo, mas lembrei daquela virada na trama em que a Flora se assume que é a vilã, e ''A Favorita'' toma um outro rumo.É de ficar desconcertado. Mas a Camila careta é memoravel. Parabéns pelas listas estão cada vez melhores.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelos comentários gente!!! Boa lembrança Mauricio... Flora arrasava mesmo. Rafa também não gosto do Aguinaldo... Mas Senhora do destino foi um marco mesmo e a música é show.

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa cena do final de Paraíso, todo mundo esperando a noiva e ela foge a cavalo kkkkkk http://www.youtube.com/watch?v=iLO9pbeq1IE

    ResponderExcluir
  9. Clara...sem dúvida a melhor!! kkkkkkk...ela me faz lembrar alguém...rs !!!??? (brinks)

    ResponderExcluir
  10. Por Amor, sem dúvidas! A melhor novela que já fizeram.

    ResponderExcluir
  11. Qualquer cena de roque santeiro supera essas...

    ResponderExcluir