sexta-feira, 20 de julho de 2012

Com a Palavra por Ketilyn Almeida Edição 4


Uma nova geração descobre o prazer de ler
Por Ketilyn Almeida do Blog Estranho ao meu Modo


      A leitura favorece o senso crítico, aumenta o vocabulário e enriquece o conhecimento do leitor. Mesmo com todas estas vantagens o Brasil ocupa uma das últimas posições no ranking de 30 países e seus hábitos de ler. Mas contra todas as expectativas está nascendo uma geração de leitores, os jovens.
     A falta e a pobreza das bibliotecas públicas contribuem para o baixo número de leitores brasileiros, porém as livrarias tiveram um aumento extremamente significativo na venda de exemplares voltados para o público juvenil. A Rede Saraiva, em cinco anos, elevou em 514% a venda destes exemplares.


(Foto: Ketylin Almeida)

     Segundo os mais pessimistas, o advento tecnológico, mais especificamente a internet, seriam os maiores vilões dos livros, mas essa mesma internet pode ser favorável ao ato de ler, e caminhar lado a lado com os exemplares impressos, afinal há inúmeros sites e blogs, que são especializados em resenhas de livros, e assim estimulam, cada vez mais, a leitura entre jovens. Um exemplo disso é essa conversa que estamos tendo.

(Foto: Diogo Bueno)
     Ler obras juvenis, como os Best-sellers é apenas o começo para uma longa convivência com os livros. Mas como é mais fácil tornar a leitura um hábito, quando há um início na infância e na adolescência. Os exemplares de sucesso global são de suma importância para os jovens, e a geração juvenil é importantíssima para o futuro literário. Por isso necessitam de estímulo para aumentar, ainda mais, o prazer pela leitura, e consequentemente chamar a atenção de toda a população, para o agradável e necessário, mundo dos livros.


(Foto: Diogo Bueno e Rodrigo Reinhardt)
                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário