segunda-feira, 9 de julho de 2012

GARIMPO: CANAL TCM



SONHO DE CONSUMO PARA OS SAUDOSISTAS
           POR KHAOE PACHECO DO BLOG BADFISH http://badfish-fanzine.blogspot.com.br/



     Muito se engana quem diz que quem gosta de coisa velha é museu. Para quem curte boas séries e filmes, muitas atrações antigas dão um show de criatividade nas mais recentes produções. Para este grupo de pessoas, o TCM (Turner Classic Movies) - do grupo Turner/Warner, que também é dono dos canais TNT, Boomerang e Cartoon Network - é o canal. Disponível nas grandes operadoras – infelizmente – nos pacotes mais caros, o TCM é a casa das grandes produções cinematográficas e televisivas. Acreditem, coisas que vocês jamais imaginariam ver de novo, ali tem.

     Para quem curte um enlatado americano - como eram chamados os seriados antigamente -, as clássicas Bonanza e Os Pioneiros tem encontro marcado com os telespectadores do canal. Se você pensa que é à tarde ou de madrugada para as corujas de plantão, está enganado. Os programas são exibidos no horário nobre.  Só para constar, Bonanza é uma das séries mais longas da TV com 459 episódios exibidos entre os anos de 1959 e 1973. Outros clássicos presentes na grade da emissora são Kung Fu, Casal 20, Os Três Patetas, Profissão Perigo e A Bela e a Fera. Se você tem por volta de 40 anos, com certeza reconhece um dos títulos. O que todas essas séries têm em comum é que elas são exibidas com a dublagem feita no período de exibição, exceto os casos em que o áudio original se perdeu.



A Bela e a Fera (acima) / Arquivo X (abaixo)




     Tirando Profissão Perigo que tinha o engenhoso Mcgyver se livrando de várias situações, não tive o prazer de ver os outros programas. Vistos hoje, esses seriados tem uma narrativa lenta e didática, bem longe dos seriados atuais muito preocupados com a estética visual e histórias sem pé nem cabeça.  O grande destaque do TCM é o clássico dos anos 1990 Arquivo X. Os casos bizarros, estranhos e sem soluções investigados pelos agentes Mulder e Scully são exibidos todos os dias em dois horários. Não vou falar o quanto gosto deste seriado, por isso tenho um blog.

     Para os cinéfilos de plantão que não se contentam com os filmaços exibidos pelo Telecine Cult, TCM exibe clássicos absolutos do cinema (e também, muitas produções B). Saca a lista das películas que serão exibidas no mês de julho: Flashdance, Exterminador do Futuro, Stallone Cobra, Sexta-feira 13, História sem Fim, Rocky, De Volta Para o Futuro, Poltergiest – O Fenômeno, e muitos outros. Esses são os principais. 



Os 3 Patetas (acima) / Casal 20 (abaixo)


     Mesmo que você torça o nariz por coisas do arco da velha, vale a pena dar uma olhada na programação do TCM e se surpreender com esses clássicos. Até a próxima edição!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário