sábado, 7 de julho de 2012

Com a Palavra por Milena Costa de Souza Edição Especial



Nesta edição especial, Com a Palavra hoje minha querida professora e amiga, Milena Costa de Souza. Ela vai nos contar um pouco de sua ida a Nova York (phyna) e dar detalhes da sua visão da Big Apple. Sua Nova York é tão cheia de detalhes e curiosidades que quase reservei minhas passagens, mas ai acordei...



DICA DE VIAGEM: A NOVA IORQUE QUE NÃO SE CONHECE NA PRIMEIRA VIAGEM
     
     Nova Iorque é a cidade que permeia os meus sonhos mais antigos. Das imagens de Bresson após o crash da bolsa, a Pop Arte de Andy Warhol, o som do Velvet Underground, as baladas do CBGB e os encontros dos Friends no Central Perk. Uma série de lugares que conhecia tão bem na minha imaginação, mas que nunca havia tido a oportunidade de visitar e vivenciar. Eis que em 2006 surge a oportunidade de trabalhar em um casino naquela região e a cidade que nunca dorme ficou mais próxima.

(Foto: Milena Costa de Souza / Brooklyn)

     Naquele ano NY tornou-se minha conhecida, minha companheira e me propiciou o contato com sua gente, seus museus, as galerias de arte, a diversificada gastronomia e sua atmosfera cosmopolita que inspira criatividade e possibilidades. Após um ano visitando a cidade constantemente, viajei por diversos países da América Latina e em seguida retomei minha vida no Brasil. Um longo tempo se passou sem que eu colocasse meus pés na cidade onde tudo acontece, a capital do mundo ocidental!

     Em 2011 um grupo de amigas decidiu organizar uma viagem para a cidade e é claro que eu não podia ficar de fora. Após a compra das passagens, a reserva do hotel (ou melhor, albergue. A hospedagem em NY é extremamente cara) e  o processo de retirada do visto, arrumei uma bagagem enxuta e lá fomos nós.

(Foto: Milena Costa de Souza / Central Park)
     
     Viajamos em novembro e ficamos na cidade durante uma semana. O período do ano não poderia ser melhor já que as temperaturas são moderadas e encontramos uma atmosfera romântica onde as folhagens das árvores estão com as cores do outono. Nossos planos não eram ambiciosos, queríamos apenas vivenciar Nova Iorque. Demos prioridade para bairros como  Soho,  Greenwich Village e o Brooklyn. Incluímos em nosso roteiro visitas aos  museus, compras em brechós e a apreciação de quitutes locais como os famosos cheesecake e milk-shake. A cidade é tão intensa e diversificada que não há  como conhecer  tudo em uma única visita, portanto, optamos por uma viagem mais “alternativa” e deixamos de lado alguns dos pontos turísticos mais populares, como o Empire State. Não adianta, você pode visitar a cidade inúmeras vezes, mas sempre haverá motivos para voltar. 
   
     Sendo assim, as minhas dicas de viagem estão em um circuito um pouco mais “off”, escolha uma delas e delicie-se com um lado da cidade pouco visitado pelos turistas mais tradicionais. Mas, lembre-se: Nova Iorque vicia, prepare-se para se apaixonar e retornar inúmeras vezes.

 (Foto: Milena Costa de Souza / Shake Shack)


  • Strand Book – a maior livraria/sebo da cidade. Lá você encontra livros novos e usados por valor extremamente convidativos. Prepara-se para passar horas por lá.
  • Shake Shack – Hambúrgueres e milk-shakes maravilhosos. Vá no final do dia e aproveite a linda iluminação da loja mais tradicional que fica no  Madison Square Park.
  • New Museum – O New Museum geralmente não figura na lista de muitos turistas. Uma pena, já que realiza algumas das mostras de artes visuais mais contemporâneas do mundo. Endereço: 235 Bowery 
  • Beacon’s Closet – Um brechó super bacana, com peças selecionadas, de extremo bom gosto e muitas marcas famosas. Eles possuem 3 lojas, sendo duas no Brooklyn e uma em Manhattan. Escolha a mais próxima de você e boas compras! www.beaconscloset.com.
  • Eileen’s  special cheesecake –  Cheesecake é a minha sobremesa favorita e sem sombra de dúvidas esse foi o melhor cheesecake que já comi. É imperdível! Endereço:17 Cleveland Place.

 Até a próxima viagem, digo, edição!!!
            

Um comentário:

  1. hum, interessante. gostei do quadro e fiquei com mais vontade de conhecer Brooklyn.

    ResponderExcluir