sexta-feira, 27 de julho de 2012

Com a palavra por Khaoe Pacheco Edição 3




A ascensão do Morcego por
Khaoe Pacheco do Blog BadFish



     Com o lançamento do filme Batman – O Cavalheiro das Trevas Ressurge, o morcego mais uma vez vira o foco da mídia com uma aventura que arranca elogios entusiasmados da crítica e público. Mas não é de hoje que o herói vira assunto do momento. Surgido nas histórias em quadrinhos em 1939, vindo da mente criativa de Bob Kane - dizem que o co-criador do personagem é o desenhista Bill Finger, que auxiliou na criação do visual e de outros personagens - para a revista Detective Comics da editora National Periodics - atual DC Comics, que adotou este nome justamente por causa da revista que ainda publica as aventuras do herói -.

     Mesmo após 73 anos de sua criação, Batman é mais querido entre o panteão de super heróis da DC - que inclui Superman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde -, talvez por fugir um pouco do estereótipo dos super seres. Ele investiga, soluciona o crime e vai embora sem parar para falar com ninguém. Alem disso, ele não tem super poderes, é um homem comum, muito forte e inteligente que suga de si todas as suas forças para combater o mal. È o personagem mais próximo das pessoas comuns, leitores de gibis. A identificação foi imediata.


     Após um período de muitas vendas nos gibis, o próximo passo para o sucesso foi justamente os cinemas com a produção da cine-série em 1943, seguido da televisão com a série camp dos anos 1960 e os desenhos animados nos anos 1970 e 1980. Foi nesta década, que o morcego voltou a ser notícia com o lançamento de Batman – O Cavalheiro das Trevas, gibi que revolucionou o gênero com uma trama pessimista e mais adulta. Sempre menina dos olhos da DC, o personagem ganhou uma superprodução há altura de sua fama com a produção de Batman de Tim Burton em 1990. Apesar de dividir opiniões dos fãs - principalmente devido à escolha de Michael Keaton no papel de Bruce Wayne/Batman -, o filme foi um estrondoso sucesso de bilheterias que deu origem a uma batmania que durou anos com uma enorme quantidade de quinquilharias com o nome do herói. Após uma continuação bem sucedida – mas também muito criticada – Batman ganha um desenho a altura de sua fama. Em Batman – The Animeted Series (O Novo Batman, no Brasil), temos a mais perfeita versão do personagem fora dos quadrinhos. Um desenho com um tom mais maduro, com histórias de suspense e mistérios nitidamente não direcionadas ao público infantil.



     Já nos anos 2000, com a explosão dos filmes baseados em histórias em quadrinhos, a Warner Bros - proprietária da DC - autorizou um reinicio das aventuras do homem morcego nos cinema, sem ligação alguma com os filmes anteriores - principalmente as bombas Batman e Robin e Batman Eternamente -, contratou o diretor de filmes Cult Christopher Nolan, que deu um ar bem mais realista ao mito do morcego com Batman Begins, seguido de Batman – O Cavaleiro das Trevas, que, até pouco tempo, detinha o quarto lugar entre os filmes que mais renderam na história desbancado por Os Vingadores de Joss Whedon.

     Este é sem sombras de dúvida o ano de Batman, pois além, deste novo filme que está bombando nos cinemas, em breve irá estrear um novo desenho feito para a TV em computação gráfica. Teremos ainda o lançamento da versão animada de O Cavaleiro das Trevas e nos quadrinhos, ele continua sendo o mais vendido da DC Comics todos os meses. Um verdadeiro setentão em forma. Até a próxima edição!!!



6 comentários:

  1. Khaoe, muito bom seu texto. Eu adoro o Batman do Tim Burton e não tenho nem palavras para o do Nolan. Acabei de assistir o terceiro filme protagonizado por Christian Bale e posso adiantar que o espectador tem tudo para ficar com os olhos grudados na telona. Esse com certeza era o filme mais aguardado do ano e fecha com chave de ouro a trilogia do Cavaleiro das Trevas sob a batuta de Christopher Nolan.


    Spoilers***

    Nesta terceira e última aventura tem uma mulher gato incrível Anne Hathaway - ainda prefiro a Michelle Pfeiffer, uma vilã disfarçada, e Robin?

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Batman é uma serie muito bem elaborada e sem muito contexto apelativo.
    Adorei o texto e anseio muito ver o terceiro e ultimo filme da serie! Aposto que fechara com chave de ouro!!!
    E na minha opinião, Tim Burto não faz filme, faz arte!

    ResponderExcluir
  3. Estou curtindo muito também essa nova era de Batman!!! .. hoje vejo esse novo! mas acho muito difícil superar a participação do Coringa, no ultimo filme! veremos..

    ResponderExcluir
  4. DIREÇÃO E ATORES IMPECÁVEL GRANDES NOMES COMO MICHAEL CAINE E MORGAN FREEMAN EU JÁ IA VER MESMO E O LINDO DO CHRISTIAN BALE AMEI O FILME

    ResponderExcluir