sexta-feira, 13 de julho de 2012

Com a Palavra por Diogo Bueno Edição Especial Edição 2






     Considerado um "Barrados no Baile" do século 21, O.C. - Um Estranho no Paraíso conta a história de Ryan Atwood (Benjamin Mckenzie), um jovem de origem menos favorecida que é preso após roubar um carro com seu irmão mais velho. A chance do rapaz de recomeçar sua vida surge quando o defensor público Sandy Cohen (Peter Gallagher) o adota oficialmente. A princípio sua mulher, Kirsten Cohen (Kelly Rowan) não lida muito bem com a ideia, mas com o passar do tempo o jovem conquista sua afeição. Logo de cara Ryan se dá bem com o filho do casal Cohen, Seth (Adam Brody), um nerd fã de quadrinhos. Mas o circo pega fogo quando o "garoto problema" se apaixona pela bela vizinha Marissa Cooper (Mischa Barton). Pois além de enfrentar a irá de Luke (Chris Carmack), namorado da jovem, Ryan tem ainda um grande obstáculo chamado Julie Cooper (Melinda Clarke), mãe da garota, que fará de um tudo para que ele retorne a Chino - bairro onde o rapaz morava até então. A megera controladora se separa de seu marido Jimmy Cooper (Tate Donavan) logo na primeira dificuldade financeira e acaba se casando com Caleb Nichol (Alan Dale), pai de Kirsten.


     Alguns personagens secundários acabaram caindo nas graças do público e tiveram um destaque maior no decorrer do seriado. Isso aconteceu com Anna Stern (Samaire Armstrong), primeira namorada de Seth, que apesar de não ter conseguido competir com Summer (Rachel Bilson) cativou muitos fãs. A irmã problema de Kirsten, Haley Nichol (Amanda Righetti) também surgia esporadicamente na série, hora com seus dramas, casos - incluindo o com Jimmy Cooper - ou até mesmo na morte de seu pai. Outra grande participação foi a da latina Theresa (Navi Rawat), ex-namorada de Ryan que por diversas vezes estremeceu a relação do rapaz com Marissa. O primeiro ano do seriado evidenciou bastante a relação complicada de Ryan e sua mãe. Apesar de todos os erros do passado, Dawn Atwood (Daphne Ashbrook) conquistou o público com sua simpatia e fragilidade e a química dos dois atores garantiram cenas inesquecíveis entre mãe e filho.


     Em Newport há ainda Summer Roberts, melhor amiga de Marissa e "objeto" de desejo de Seth, que nutre essa paixão pela garota há anos. No desenrolar da série a jovem deixa de ser uma patricinha fútil e acaba ficando com o já, não mais tão nerd assim, Seth Cohen. Com o quarteto de jovens fechado, os dramas e as alegrias são cada vez mais intensos na escola Harbor School. Praias, festas, brigas, drogas, poder, corrupção, bebedeiras e muitos, mas muitos romances fizeram deste seriado um verdadeiro fenômeno cultural pop (Michael Giltz, New York Post).


     Como em toda boa série, participações mais do que especiais não faltaram em O.C - Um Estranho no Paraíso. A conselheira educacional da escola Harbor School, Dra. Kim (Rosalind Chao) e o pai de Summer, Dr. Neil Roberts (Michael Nouri) volte e meia pintavam na trama. Agora sem dúvida nenhuma, a participação especial mais odiada não só do primeiro ano mais sim de todo o seriado foi a de Oliver Trask (Taylor Handley), que infernizou  a vida de Ryan e Marissa. Os fãs criaram sites e comunidades de relacionamento demonstrando seu ódio pelo personagem. Depois de Trask foi à vez de Rachel (Bonnie Somerville) ganhar a antipatia do público. Ainda no primeiro ano, Holly Fisher (Ashley Hartman) era sinônima de festas e confusões.


     Já na segunda temporada se destacam o novo namorado de Marissa, o jardineiro D.J. (Nicholas Gonzalez); A irmã até então desconhecida de Kirsten, Lindsay (Shannon Lucio), que acaba se envolvendo com Ryan; A nova gerente da boate - Bait Shop - Alex (Olivia Wilde), que a princípio se encanta com Seth, mas acaba nos braços de Marissa Cooper, dando um novo fôlego a trama e Zach (Michael Cassidy), que atraiu a atenção de Summer, após ser abandonada por Seth no final da primeira temporada.
     O casamento de Kirsten e Sandy balançou nessa temporada por conta de Rebecca Bloom (Kim Delaney) e Carter Buckley (Bill Campbell). Ela, ex-namorada de Sandy. Ele, novo amigo de Kirsten. O segundo ano de O.C. teve um final um tanto trágico para uma série teen, já que Caleb Nichol morre e Kirsten é levada para uma clínica de reabilitação de alcoólatras. E, o pior de tudo. Para apartar uma briga entre os irmãos Atwood, Marissa acaba dando um tiro em Trey (Logan Marshall-Green), que estava quase matando Ryan.


     A terceira temporada começa com o final do verão chegando e com o ano de formatura dos garotos começando. Hess (Eric Mabius), novo diretor da escola Harbor School se encarrega da expulsão de Marissa, enquanto Charlotte (Jeri Ryan), nova amiga de Kiki planeja um golpe contra a milionária. As participações do terceiro ano do seriado não pararam por aí, não! Teve ainda Matt (Jeffrey Hephner), novo sócio de Sandy no Grupo Newport, e os novos amigos de Marissa da escola pública - Newport Unior - Casey (Kayla Ewell); Chilly (Johnny Lewis); Johnny (Ryan Donowho) e Volchok (Cam Gigandet) - estes dois últimos tiveram um grande destaque na trama. Johnny se apaixonou perdidamente por Marissa, a ponto de tomar um grande porre e cair de um penhasco. Com a morte do surfista, a trama ganhou a participação de Sadie (Nikki Reed), prima do rapaz que acaba se envolvendo com Ryan. 


     Mas com certeza a grande surpresa da temporada em questão foi à entrada de Taylor Townsend (Autumn Reeser). De mimada antipática ela passa a ser engraçada e demonstra ser uma boa pessoa, conquistando o coração de Ryan e do público. Já que para alegria de poucos e tristeza de muitos, Marissa Cooper morre no último episódio da terceira temporada, em um acidente de carro causado por Volchok. Muitos acreditam que o fim da série - que só chegou até o quarto ano - se deve a ausência da bela. A morte de Marissa causou um verdadeiro frisson entre os fãs, que fizeram inúmeros protestos para que a jovem voltasse a participar do seriado criado por Josh Schwartz. Nessa mesma temporada a irmã de Marissa, Kaitlin que no início da trama era vivida por Shailene Woodley foi substituída pela atriz Willa Holland. A mudança de tempo estruturou ainda mais a personagem, que como de costume de uma Cooper acarreta diversos problemas.



     O último ano de O.C. marcou pelas participações de Che (Chris Pratt), um estudante ativista político meio lunático e Frank Atwood (Kevin Sorbo), pai de Ryan que surge para pedir perdão ao filho, fechando com chave de ouro a história do rapaz pobre que venho de Chino. Frank acaba no final com nada mais nada menos que Julie Cooper.
     Aqui no Brasil a série foi transmitida pela Warner Channel e Glitz* na TV paga e pelo SBT na TV aberta. Os produtores sempre foram muito atentos a todos os detalhes da trama, desde o figurino impecável até os diálogos primorosos. O.C. conquistou não só adolescentes, mas fãs de todas as idades e classes sociais. O seriado ficou conhecido também por revelar inúmeros talentos musicais, espalhados nas seis trilhas sonoras da série, que trazia a banda Phanton Planet cantando o tema de abertura: Califórnia. O.C. - Um Estranho no Paraíso sem dúvida alguma já é referência para outros tantos seriados, assim como Barrados no Baile foi nos anos 90. As belas praias de Orange County deixaram com certeza um gostinho de quero mais. Até a próxima edição!!!

    

3 comentários:

  1. Fantástico com certeza! A riqueza dos detalhes da trama foi fenomenal!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Ricardo, a trama foi cheia de detalhes. E nem me fale Paulo. Saudades imensas. O bom é que tenho eme DVD e vou (re)começar a segunda temporada.

    ResponderExcluir