sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Nem Jorge Salvou!



por DIOGO BUENO


'Cá Entre Nós'



     Todos sabiam que substituir Avenida Brasil não seria uma tarefa fácil, mas as últimas novelas de Glória Perez conseguiram êxitos admiráveis e Salve Jorge parecia destinada ao sucesso. Mas desde que estreou em outubro do ano passado vem patinando na audiência – caso que preocupa a emissora carioca. Mas por que Salve Jorge não decolou?




     Muitos motivos são apontados para a falta de interesse do público em assistir a trama das 9 da Rede Globo. É bom deixar claro que o folhetim tem sim inúmeros pontos positivos. Eu colocaria em primeiro lugar o casal principal. A autora que em seus últimos trabalhos sempre errou a mão com seus protagonistas, desta vez acertou em cheio ao escalar Rodrigo Lombardi e Nanda Costa para viver o par romântico Théo e Morena. Quem olha o passado lembra que o público queria Jade (Giovanna Antonelli) com Said (Dalton Vigh) em O Clone por achar Lucas (Murilo Benício) muito insonso. Em América isso também aconteceu, e Tião (Murilo Benício) acabou nos braços de Simone (Gabriela Duarte) e não nos da protagonista Sol (Deborah Secco). E por fim, em Caminho das Índias, o personagem de Márcio Garcia foi ofuscado por Raj (Rodrigo Lombardi), fazendo com que a trama principal fosse alterada. 




     Elenco repetido, perda da agilidade dos acontecimentos – conquistada por Avenida Brasil – e histórias paralelas fracas e sem muito apelo, são alguns dos prováveis motivos da baixa audiência de Salve Jorge. O engraçado é que Glória sempre acertou em suas tramas secundárias. Seus personagens coadjuvantes são lembrados até hoje pelo público. Fora a vergonha alheia em ver grandes nomes da telinha em personagens sem pé nem cabeça – Nicete Bruno; Leticia Spiller e Ana Beatriz Nogueira. A novela também sofreu alguns boicotes de evangélicos radicais que estão mais preocupados com as tramas da Rede Globo do que com suas próprias vidas. O boicote a novela é por conta do santo que da título a trama.  




     A enrolação na trama pesou bastante. A demora de Morena em dividir com seus familiares e amigos sobre o drama que vem passando na Turquia está testando os limites do telespectador. O público aprovou a agilidade na história de Avenida Brasil, cada capítulo era importante, enquanto se você deixar de assistir a trama de Glória Perez por uma semana ou um pouco mais, não perde muita coisa. A Rede Globo percebeu – com certo atraso – que seu público está cada vez mais exigente. A Guerra dos Sexos também não decolou, e não é por que substituiu a avassaladora Cheias de Charme, mas por que o tema principal não funciona mais para os dias atuais. 



     Apesar de ter sido duramente criticada no início da novela, Nanda Costa tem demostrado muito talento, principalmente nas cenas de maior tensão de Salve Jorge. Carolina Dieckmann tem segurado a trama e Totia Meirelles e Cláudia Raia merecem nossos aplausos. Dira Paes está ótima como sempre, Bruna Marquezine como a piriguete Lurdinha esta impecável e o vilão Russo interpretado por Adriano Garib também tem se destacado. Giovanna Antonelli apesar de estar brilhando como Helô, a delegada consumista cheia de atitude, me parece perdida num misto de comédia com dramas tão forte como o tráfico de pessoas. 






     A sensação ao assistir Salve Jorge é que estamos vendo uma miscelânea de tudo que a autora já fez e deu certo no passado. O tráfico de pessoas é uma continuação bem estruturada dos personagens de América que tinham o sonho de entrar nos Estados Unidos ilegalmente arriscando suas vidas. A personagem de Neuza Borges é uma cópia mal feita e sem graça de Dona Jura (Solange Couto) e Antonio Calloni parece ser ainda o Mohamed, ambos de O Clone.  O núcleo inteiro dos turcos confunde com os árabes e indianos das tramas anteriores, principalmente por serem interpretados pelos mesmos atores. Vera Fischer está terrível, Odilon Wagner mal aproveitado, Otaviano Costa perdido e Lisandra Souto apática no meio de uma trama arrastada e sem sal. Agora é esperar por Walcyr Carrasco e seu primeiro folhetim das nove. Até a próxima edição!!!






2 comentários:

  1. Novela das nove não me interessa faz tempo. Mas estou muito interessado no que Walcyr Carrasco vai fazer e, daqui a um ano, a volta do mestre Manoel Carlos em sua ultima, e espero que imperdivel, novela.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que também estou curioso pela novela de Walcyr e ansioso pela do Maneco

    ResponderExcluir