segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

GARIMPO: LADO A LADO





A melhor das três
 por Khaoe Pacheco 
do Blog BadFish


     Volta e meia à rede Globo se incomoda com a audiência de suas três novelas. Apesar de não confessar, a emissora espera bem mais números do que se está acostumado.  Consideradas pela crítica especializada como fracassos, Lado a Lado, Guerra dos Sexos e Salve Jorge tiveram a ingrata tarefa de substituir campeões de popularidade como Cheias de Charme e Avenida Brasil. A bem da verdade é que, a nível de audiência, essas produções não tiveram números tão expressivos como se comenta, o diferencial delas – principalmente de Avenida – foi o fato de ter a Internet como forte aliada. Ou você acha que a trama seria tão comentada se não existisse o Facebook?





     Mas ser um fracasso de audiência, não significa que a novela seja ruim. Esse é o caso de Lado a Lado, a atual atração das seis. Como todo bom melodrama, a novela conta várias histórias de amor. Como pano de fundo as mudanças que a sociedade enfrentou na década de 1910, com as lembranças da escravidão frescas nas memórias de todos e o surgimento dos morros nas favelas cariocas. Com um elenco afiado, direção de fotografia impecável, assim como os figurinos e cenários, a novela sofre para conseguir pontos de audiência. A emissora culpa o horário de verão e também a propaganda política já que sua estreia foi bem no período em que a Globo teve que fazer ajustes na programação por causa das eleições e o folhetim teve que ser exibido no horário de Malhação. 





     Essa é a estreia como autores João Ximenes Braga e Claudia Lage. Experiência eles tem. João foi colaborador em Paraíso Tropical e Insensato Coração e Claudia ajudou Manoel Carlos em Viver a Vida. Como toda a novela de autores novos, a emissora escolhe um supervisor para dar uma revisada nos roteiros. Esse papel ficou com Gilberto Braga, que tem a função de ler os capítulos e dar os seus pitacos. A presença de Gilberto é sentida com a presença de mais vilões do que mocinhos e a direção sempre competente de Dennis Carvalho. 





     Essa última semana a novela apresentou uma breve melhora de audiência (veja bem, para o mercado publicitário, a única audiência que tem que ser levada em consideração é a da cidade de São Paulo, como se só lá existissem pessoas que gastam). Não é para menos, o grande segredo da história foi revelado quando Isabel (Camila Pitanga) descobre que Constância (Patrícia Pillar) inventou sobre a morte do filho da dançarina. Os pontos foram ligados, os vilões parcialmente castigados - ainda que todos que conversei achassem que Constância e Berenice deveriam apanhar mais - e a história vai tomar um novo rumo. Agora, a mocinha terá que conquistar o carinho do filho.





     Os últimos seis capítulos só confirmaram o carisma e talento dos atores principais. As já citadas Camila Pitanga e Patrícia Pillar dão um show. E, num tipo de trama onde as mulheres se destacam Thiago Fragoso, Rafael Cardoso e Lazaro Ramos estão excelentes. Principalmente, este último, que teve seu nome incluído por primeiro nos créditos de abertura. Por falar nisso, pela primeira vez um samba enredo embala a abertura de uma novela, e a escolha não poderia ser mais feliz com Liberdade, Liberdade, Abre as Asas sob Nós da Imperatriz Leopoldinense, de 1989. Voltando a falar do elenco, não podemos esquecer de uma das melhores atrizes da nova geração, Marjorie Estiano como Laura, a garota a frente de seu tempo, que desafia marido e mãe para defender seus pontos de vista.  Mas um trabalho excepcional da atriz.





     Com o tempo, Lado a Lado pode vir a ser redescoberta como uma grande novela, uma das melhores já escritas para o horário da seis nos últimos tempos, ao lado de outra injustiçada, a fantástica A Vida da Gente. Semana que vem, vou continuar no tema das novelas, pois um clássico vai voltar ao ar no Canal Viva: Rainha da Sucata. Até a próxima edição!!!




2 comentários: