quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TOP 10+ (Educadores)



Os professores há um bom tempo tem sido alvos de ameaças de alunos e há anos são tratados com descaso pelos governantes. O cinema, porém já nos presenteou com ótimos filmes homenageando esses profissionais. Vamos rever os 10 melhores? Até a próxima edição!!!



10º  Escritores da Liberdade (Freedom Writers) - 2007

- Aqui Hilary Swank é uma jovem professora que tenta inspirar seus "alunos problemas" a aprender  algo mais sobre tolerância, valorizar a si mesmos, investir em seus sonhos e principalmente dar continuidade a seus  estudos além da escola básica.





09º O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile) - 2003

- Aqui Julia Roberts é uma professora de artes que revoluciona uma escola só para meninas da década de 1950 ao pregar ideais feministas. 




08º O Clube do Imperador (The Emperor's Club) - 2002

- Aqui William Hundert (Kevin Kline) é um professor apaixonado pela história antiga. Mas um aluno em especial começa a incomodar. Trata-se do arrogante filho de um respeitado senador que trava uma guerra de egos com o educador por mais de 25 anos. 




07º Ao Mestre com Carinho (To Sir, With Love) - 1967

- Aqui uma grande sucesso de público que abriu um vasto caminho para o cinema examinar as relações entre professores e alunos. A premissa é a mesma que conhecemos hoje - professor que tem a missão de transformar alunos rebeldes em futuros cidadãos -, mas Sidney Poitier - primeiro negro a ganhar o Oscar de melhor ator - brilha no papel neste longa que teve uma continuação em 1996.




06º Mr. Holland - Adorável Professor (Mr. Holland's Opus) - 1995

- Aqui o compositor Glenn Holland passou a vida inteira dedicando-se aos alunos de música e ao filho que nasceu surdo. Sempre sonhou com o momento em que comporia sua própria sinfonia. Simplesmente brilhante!




05º Mentes Perigosas (Dangerous Minds) - 1995

- Aqui Michelle Pfeiffer vive LouAnne Johnson, uma ex-fuzileira naval que troca a vida militar pela de professora de inglês neste filme explosivo aclamado pela crítica. Assista!





04º A Onda (Die Welle) - 2008

- Aqui um professor do ensino médio deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, o professor - Rainer Wegner - propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-los, mas é tarde demais e A Onda - nome do grupo - já saiu de controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. 





03º Gênio Indomável (Good Will Hunting) - 1997

- Aqui jovem trabalha como faxineiro de uma escola, quando um professor descobre que este rapaz é um gênio para lidar com números, mas seu temperamento forte e seus problemas emocionais o afastam de qualquer tipo de realização pessoal ou profissional. E este professor - Robin Williams - que vai fazer a diferença na vida deste jovem - Matt Damon. 




02º Meu Mestre, Minha Vida (Lean on Me) - 1989

- Aqui Morgan Freeman é o novo diretor de uma escola pública que precisa urgente de ajuda. A escola esta com sérios problemas de violência e tráfico de drogas. Usando métodos pouco ortodoxos, Joe Clark acaba fazendo muitos inimigos, mas mesmo assim não desiste do sonho de reerguer aquela instituição.




01º Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) - 1989

- Carpe Diem: Aproveite o dia e assista a esse triunfante filme.



3 comentários:

  1. Bela lista, Diogo, e obrigado pela homenagem. Não vi todos eles ainda. Dos que vi, meu predileto é "Mr. Holland". E, claro, há dois clássicos imperdíveis: "Ao mestre com carinho" e "Sociedade os poetas mortos".
    Abraço,
    Tomás.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço professor. Se poder assistir os outros tenho certeza que vai gostar.

    ResponderExcluir
  3. muito boa a lista , tem um filme que eu acho que deveria estar na lista é "O Primeiro da Classe", conta a historia real de um professor com síndrome de tourette.

    ResponderExcluir