quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TOP 10+ (Filmes - Esportes)



As olimpíadas já acabaram, mas vamos aproveitar 
esse clima para listar os 10 Melhores Filmes de Esportes.
 Procuramos colocar os filmes que não tratasse o tema como
 pano de fundo em função da história.  Até a próxima edição!!!


10ª. Space Jam – O Jogo do Século (Space Jam, 1996).

- Apesar das fortes críticas o filme faturou mais de 230 milhões de dólares no mundo todo. A premissa relata a fictícia volta ao basquete de Michael Jordan e Wayne Knight com o elenco da Looney Tunes. Comédia boba e despretensiosa que vale pela ousadia de colocar um astro do esporte como protagonista, além de interagir pessoas com animação – na época um marco.




9ª. Golpe Baixo (Longest Yard, 2005).

- Ex-Astro do futebol americano Paul Crewe (Adam Sandler) vai preso por dirigir embriagado. Na penitenciaria acaba montando um time para disputar contra os policiais. Comédia leve com elenco regular. Bom passa tempo e uma ótima sessão da tarde. Chris Rock e William Fichtner integram o elenco.




8ª. Um Domingo Qualquer (Any Given Sunday, 1999).

- O lado negro do futebol americano é tratado nesse filme. Derrotas e a falta de público são alguns dos problemas do treinador Tony D’Amato (Al Pacino) que vive as turras com a herdeira do time (Cameron Diaz). E é o jogador Willie Beaman (Jamie Foxx) que tem a chance de salvar o time.



7ª. As Damas de Ferro (The Iron Ladies, 2000).

- A segunda maior bilheteria da Tailândia retrata a história real do time de vôlei – As Damas de ferro – composto por gays, travestis e transexuais que se torna campeão nacional da liga masculina. Drama e comédia andam juntos nesse longa dirigido por Youngyooth Thongkonthun com Jesdaporn Pholdee e Sahaphap Tor.



6ª. Heleno (idem, 2012).

- Corajoso filme do diretor José Henrique Fonseca – em preto e branco – retrata a era de ouro do Rio de Janeiro nos anos 40. A história real de Heleno de Freitas, gênio explosivo do futebol que apesar do talento no campo viu sua vida entrar em declínio.




5ª. Duelo de Titãs (Remember the Titans, 2000).

- Longa baseado em eventos reais, estrelado por Denzel Washington. O filme que gira em torno de tensões raciais no time de futebol americano da escola T.C. Williams. Sucesso de público e crítica.




4ª. Ali (Ali, 2001).

- Elogiada cinebiografia do lutador de Boxe, Muhammad Ali (Will Smith) dirigido por Michael Mann. Mestre nos ringues e com uma inteligência acima da média, Cassius Clay se tornou uma das principais personalidades do esporte. Converteu-se para o islamismo e se recusou a lutar na Guerra do Vietnã.





3ª. Touro Indomável (Raging Bull, 1980).

- Uma verdadeira obra-prima do diretor Martin Scorsese, o longa conta a história real do pugilista Jake LaMotta (Robert DeNiro) que enquanto sua carreira decola a vida pessoal entra em um verdadeiro declínio. O ator engordou 25 hg - para dar mais veracidade na fase de aposentadoria do lutador, e praticou boxe com o próprio LaMotta.




2ª. Rocky – Um Lutador (Rocky, 1986).

- O longo que projetou Sylvester Stallone para o mundo, tinha um orçamento baixo para os padrões de Hollywood. Acabou faturando mais de cem milhões de dólares e ainda abocanhou a estatueta de melhor filme do ano. A história do desconhecido boxeador Rocky Balboa entrou para a história do cinema como um dos melhores do gênero.



1ª. Menina de Ouro (Million Dollar Baby,2004)

- A medalha de ouro fica para um dos filmes mais tocantes da última década e principalmente ligado ao tema. Boxe, eutanásia, preconceito e aceitação enriquecem a trama dirigida por Clint Eastwood. No longa Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) sonha torna-se um pugilista de sucesso. Após convencer Frankie Dunn (Eastwood) a treiná-la acaba sofrendo um duro golpe da vida que distanciará seu sonho maior. Vencedor de 4 Oscar – Melhor Filme; Diretor (Eastwood); Atriz (Swank) e Ator Coadjuvante (Morgan Freeman).




Um comentário:

  1. Duelo de Titãs.. com certeza!!! está na lista dos melhores que já vi..

    ResponderExcluir