quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TOP 10+ (Road Movies)


A seguir os 10 Melhores filmes Road Movies do cinema. Nos últimos anos tivemos O Palhaço de Selton Mello e Na Estrada de Walter Salles, dois filmes que poderiam facilmente estar nessa lista. Nesta sexta estreia ainda o longa nacional de Breno Silveira À Beira do Caminho. Até a próxima edição!!!




10º A História Real (The Straight Story) – 1999.

- Nesse filme dirigido por David Lynch fala sobre objetivos alcançados mesmo quando os a maré não está para peixe. O longa narra a corajosa e pitoresca história de Alvin Straight e sua ideia “maluca” de seguir estrada afora em busca do perdão de seu irmão doente – que ele não fala há mais de 10 anos. O curioso é que o ator que deu vida ao personagem real se matou um ano após o filme por não suportar as dores de um câncer terminal.






09º Paris, Texas (Idem) – 1983.

- O diretor alemão Wim Wenders (Asas do Desejo) conta com perfeição a história de dois irmãos em uma “viagem” interna riquíssima que traz lembranças de um passado adormecido. As imagens da viagem no deserto são de tirar o fôlego.






08º E Sua Mãe Também (Y Tu Mamá También) – 2001.

- Uma trama que explora a amizade e perda da inocência e põem em cheque a lealdade das pessoas. O filme passa pelas vidas de um casal que encontra uma mulher mais velha em uma viagem que parecia fadada ao monótono e acabam descobrindo um novo rumo a seguir.




07º Bye Bye Brasil – 1979.

- Filme dirigido por Cacá Diegues narra a trajetória de artistas mambembes que na Caravana Rolidei levam a alegria para as pessoas sem acesso à TV. Essa viagem pelo Brasil em um caminhão trouxe José Wilker, Betty Faria e Fábio Junior no elenco principal.




06º Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (Borat – Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan) – 2006.

- Sátira ao modo de vida dos norte-americanos, o filme muitas vezes hilariante e outras tantas grosseiro causou muitas polêmicas e é considerado um verdadeiro filme politicamente incorreto.




05º Central do Brasil – 1998.

- Filme que colocou o diretor Walter Salles no cenário internacional conta a história de uma escritora de cartas – Fernanda Montenegro – que parte para o Nordeste para ajudar um menino – Vinícius de Oliveira – a encontrar seu pai. O longa rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Montenegro em uma atuação soberba. O diretor tem ainda dois road movies que poderiam estar aqui nesta lista: Diários de Motocicleta (2004) e Na estrada (2012).




04º Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine) – 2006.

- Quando a pequena Olive é convidada a participar do concurso de beleza "Little Miss Sunshine" na distante Califórnia, toda a família parte em uma velha kombi numa viagem de grandes descobertas com um humor fora do comum. Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original (Michael Arndt).




03º Na Natureza Selvagem (Into The Wild) – 2007.

- Esse filme está no meu TOP 3, com certeza. Uma belíssima história dirigida por Sean Penn. Provocador, realista e lindo em sua paisagem, Na Natureza Selvagem conta a história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch) e sua procura por auto conhecimento. Vou falar mais deste filme nos próximos dias aqui no BLOG, aguardem!



02º Sem Destino (Easy Rider) – 1969.

- Sexo, Drogas e Rock'n Roll nunca foram tão bem empregados para descrever um road movie por excelência. Aqui dois motoqueiros cruzam o país - de Los Angeles a New Orleans - e no caminho conhecem pessoas que fazem desta viagem inesquecível. Jack Nicholson ficou marcado como o advogado bêbado.     




01º Thelma & Louise (Idem) – 1991.

- Muitos vão torcer o nariz para a medalha de ouro, mas não tem uma cena deste filme que não expresse a vontade quase perturbadora de viver uma vida diferente quanto a de Thelma e Louise. A tal liberdade avassaladora que tanto procuramos e que no longa de Ridley Scott é tão bem exemplificada na pele de duas donas de casa que o destino transforma uma simples viagem de final de semana na maior aventura de suas vidas. Imperdível. 






5 comentários:

  1. faltou o grande classico dos road movies "Easy Rider-Sem Destino"

    ResponderExcluir
  2. Cimo acredito que você não notou o segundo colocado. Obrigado por curtir o BLOG!

    ResponderExcluir
  3. Bem, listas sempre são complicadas, né? São perfeitas para gerar polêmica, eh eh... Não vi muitos filmes do gênero, mas talvez falte na lista "Priscila, a rainha do deserto", não sei...

    ResponderExcluir
  4. Tomás com certeza, Priscila poderia - deveria - estar aqui, mas listas são sempre listas...

    ResponderExcluir