domingo, 30 de setembro de 2012

Com a palavra por Ketilyn Almeida Edição 5



Suas lentes mostram mais do que seus olhos podem ver
 por Ketilyn Almeida do Blog Estranho ao Meu Modo






     Olá pessoal! Depois de algum tempo estou de volta! E hoje a postagem vai especialmente para jornalistas e fotógrafos. O filme Repórteres de Guerra foi baseado em fatos reais, e tem como roteiro o livro The Bang Bang Club escrito por Greg Marinovich e pelo brasileiro João Silva. Eles nos contam a história de jovens fotojornalistas que enfrentaram situações de risco, para retratar o verdadeiro cotidiano, mostrando a melhor face do jornalismo, o propósito com a verdade.
     Greg Marinovich, João Silva, Kevin Carter e Ken Oosterbroek, nos mostraram, por meio da imagem, toda a brutalidade que antecedeu as primeiras eleições livres na África do Sul após o fim do regime de Apartheid. 
     E entre essas fotografias um destaque para a imagem da criança e do urubu, tirada por Kevin Carter, afinal, foi com ela que o fotógrafo conquistou o prêmio Pulitzer, premiação americana destinada a aqueles que realizam trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. 



     Essa é uma daquelas imagens que valem mais do que mil palavras, porém, Carter foi indagado por várias pessoas sobre o paradeiro da menina, perguntavam se ele havia a ajudado. O fotógrafo chegou a dar várias versões sobre o que ele havia feito depois de fotografar, então as pessoas começaram a maltratá-lo e o comparar com o urubu da foto. Toda essa pressão o deixou desorientado. “Essa foi a minha foto de maior sucesso, depois de dez anos como fotógrafo, mas não quero pendurá-la na parede. Eu a odeio” foi o que ele declarou em entrevista a revista American Photo.


     E depois de dois meses da entrega do prêmio, Kevin se suicidou. Em 27 de julho de 1994, aos 33 anos de idade, levou seu carro até um local da sua infância e utilizou uma mangueira para levar a fumaça do escape para dentro de seu carro. Ele morreu envenenado por monóxido de carbono.
     Enfim, a história traz bons exemplos de jornalismo, com toda sua dose de contradição e realidade. Para quem ficou curioso para ver mais, indico o filme que traz várias fotografias e o livro para maior aprofundamento na história. E por hoje é isso. Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário