segunda-feira, 24 de setembro de 2012

GARIMPO: TOTAL RECALL - O VINGADOR DO FUTURO

A nova versão de um clássico do cinema
 por Khaoe Pacheco do blog BadFish




     Esta semana, peço licença para meu amigo Diogo e a você, leitor do blog Planeta Diário Brasil para alterar o tom da seção GARIMPO. Minha garimpada desta vez será no cinema. Está em cartaz o remake de um clássico dos anos 90, O Vingador do Futuro (Total Recall).


     
     A nova versão conta com Colin Farrel no papel que notabilizou Arnold Schwarzenegger. Ele é Doug um cara bem casado com a bela Lori (Kate Beckinsale que no filme anterior foi feita por Sharon Stone) que não está satisfeito com sua rotina de operário.  Ele fica sabendo de uma empresa chamada Reccal, especializada em colocar falsas memórias a quem procurar seus serviços. Doug vai até lá e seu implante acaba revelando sua verdadeira identidade, inclusive que tem um relacionamento com outra gata chamada Melina (Jessica Biel) e outros segredos que esconde sua real persona. Assim começa uma perseguição implacável liderada por Cohhagen (Brian Cryston, da série Braking Bad).



     
     Apesar de a sinopse ser idêntica ao filme original, as diferenças acabam por aqui. Enquanto que no filme de Schwarzenegger, Doug vai para o planeta Marte descobrir sobre si, desta vez o Doug de Farrel fica na Terra mesmo.  Falando em comparações, muitos fãs ficaram em dúvida se Hollywood deveria apostar numa refilmagem do filme, já que ele é bom do jeito que é. Já comentei aqui no blog e também lá no Badfish, que a indústria do cinema americano (que é a que mais fatura mundialmente) carece de boas e novas ideias e, é mais garantido apostar num produto pré-existente – como histórias em quadrinhos, livros, séries e filmes clássicos – do que se arriscar com uma nova produção que pode vir afundar nas bilheterias. 
     


     Claro que as comparações entre os dois filmes estão rolando. Ainda que o novo desenvolva mais algumas ideias, o antigo tem o charme das produções das décadas de 80 e 90 que abusavam da criatividade quando não se conseguia fazer coisas que só os computadores fariam anos depois. Fico com o de Schwarzenegger que tem cenas de violência inverossímeis e um ritmo ágil. 



     As duas produções foram baseadas num conto do escritor Phillip K. Dick, que teve outras obras suas adaptadas para as telas de cinema com sucesso, como A.I. – Inteligência Artificial e Blade Ranner – O Caçador de Androides, entre outros. A nova versão respeitou a clássica apresentando interessantes situações e também preservando aquela imagem que vem na cabeça de quem se lembra do filme O Vingador do Futuro: a mulher com três seios! Até a próxima edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário