sábado, 13 de outubro de 2012

POR AMOR 15 ANOS




Por Amor comemora hoje 15 anos
 desde sua estreia por Diogo Bueno




     Há exatos 15 anos uma das novelas mais aclamadas da teledramaturgia brasileira estreava na tela da Rede Globo. Escrita por Manoel Carlos, Por Amor contava a história de Helena (Regina Duarte) e sua filha Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Mãe e filha e na ficção e na vida real, as duas engravidaram na mesma época e dão à luz no mesmo dia. 






     Eduarda tem uma complicação no parto e acaba perdendo se bebê e a chance de ter filho novamente. Esse fato acontece na madrugada e Helena com a ajuda do Dr. César (Marcelo Serrado) troca os bebês. Dá o seu filho vivo em troca do filho morto da Eduarda. Helena guarda esse segredo de seu marido Atílio (Antônio Fagundes) e de todos que a cercam.
   


     Helena conheceu Atílio em uma viagem a Veneza com sua filha. Eduarda viajou com a mãe para dar um tempo nas brigas com seu marido Marcelo (Fábio Assunção). O principal motivo dessas discussões é Laura (Viviane Pasmanter), ex-namorada do rapaz. 



     A mãe do rapaz também está sempre destilando seu veneno, Branca Letícia de Barros Motta (Suzana Vieira) entrou para o hall das melhores vilãs da teledramaturgia brasileira. Além de infernizar a vida de seu filho Léo (Murilo Benício), a megera ainda faz de um tudo para acabar com o romance da filha Milena (Carolina Ferraz) com o “pobretão” Nando (Du Moscovis). 



     No meu TOP 10, Por Amor está em primeiro lugar. Amo essa novela. Tudo era perfeito, diálogo, elenco, trilha, trama. Tudo. A melhor Helena de Regina Duarte e quem sabe das tramas de Manoel Carlos. Muitas cenas estão marcadas em nossas memórias, como na surra de jornal que Eduarda dá em Laura presa na cadeira de rodas; As brigas e troca de farpas de Milena e Branca; As cenas de Orestes (Paulo José) e Sandrinha (Cecília Dassi), entre outras.  



     
     Foram 191 capítulos e o tema de abertura era embalado pelo Quarteto em Cy & MPB4 “Falando de Amor”.  Transmitida originalmente de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998, Por Amor trouxe diversos temas que dividiram opiniões. A personagem de Eduarda era tida como mimada e irritante – eu não concordo, pelo menos com o irritante – e até um site “euodeiomariaeduarda” foi criado. 





     O primeiro capítulo de Por Amor teve uma média de 48 pontos de ibope. O último da trama registrou 57 pontos. A novela já foi vendida para mais de 70 países. Por Amor recebeu diversos prêmios e revelou a notável Cecília Dassi. A novela contou ainda com Cássia Kiss; Carolina Dieckmann; Maria Zilda Bethlem; Regina Braga; Vera Holtz; Ângela Vieira e Paulo José. 




     Apesar de já ter sido reprisada no Vale a Pena Ver de Novo e no Canal Viva, a novela bem que poderia ser novamente transmitida por qualquer um desses dois canais. Ou até mesmo ser lançada em DVD. Mesmo 15 anos depois, Por Amor continua atemporal e vai ficar em minhas boas lembranças. Até a próxima edição!!!




3 comentários:

  1. Nesta novela e também em História de Amor e Laços de Família, Manoel Carlos estava em sua melhor fase. Uma novela belíssima, com personagens inesquecíveis e interpretações exemplares dos atores.Pena que as novelas do Viva são exibidas nos piores horários para quem trabalha (tarde e madrugada). Por Amor tambem está no roll das minhas melhores novelas, e, a abertura, para mim, é a melhor já feita na Globo: simples e emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de comprar o dvd da novela na integra.Alguém sabe me informar como posso conseguir isso?!

    ResponderExcluir
  3. Já soube de algumas pessoas que fazem isso, mas não sei de ninguém confiável. Acredito que Por Amor será uma das próximas a serem lançadas pela Globo Marcas

    ResponderExcluir