domingo, 28 de outubro de 2012

Com a palavra por Khaoe Pacheco Edição 5




A polêmica lei 12485 
por Khaoe Pacheco do Blog Badfish



     No mês de agosto a Anatel fez valer uma nova lei, que deveria beneficiar a produção nacional de programas de TV a cabo brasileira, mas que está se tornando uma verdadeira piada e, de mau gosto. A tal lei, é a 12485 e consiste na obrigatoriedade dos canais por assinaturas a dedicarem no mínimo 12 horas diárias de conteúdo nacional. Essa espécie de estimulo que, a princípio, garantiria muitos novos postos de trabalho, pois, consequentemente aumentaria a demanda, tem gerado muitos comentários negativos internet a fora. Na prática o que os assinantes estão vendo são repetecos de filmes nacionais, que se espalharam pela programação de praticamente todos os canais. 



     O caso mais chamativo vem do conglomerado da Sony Pictures que é dona dos canais Sony, Sony Spin e AXN que compraram um pacote de produções brazucas, como Carlota Joaquina, Dois Filhos de Francisco e Deus é Brasileiro, e os exibem em suas grades, muitas vezes ao mês. Se você perdeu uma exibição, não se preocupe, mais cedo que você imagina o filme passa de novo, se não for no mesmo, em outro canal, com certeza. Isso não é uma exclusividade da Sony, o grupo o Warner está sofrendo o mesmo “mal” e olha que ele é dono do Warner Channel, Boomerang, Glitz* e TNT. Todos os canais fazem um rodízio dos mesmos filmes.




     O que se pode perceber até agora - a lei completou dois meses em vigor -, é que as empresas americanas de entretenimento pegaram o bom e velho jeitinho brasileiro e tentam passar a perna neste sujeito sem importância chamado consumidor. Não que eu seja contra a exibição de filmes nacionais, pelo contrário, mas os canais abusam de nossa paciência. A cinematografia é recheada de muitos e bons títulos alem daqueles citados acima. 


A SKY é operadora que está contra a lei 12485 e está fazendo até comerciais contra.

     Como a internet é a ferramenta mais fácil atualmente para expor suas opiniões e revindicar seus direitos, os canais já sabem da reclamação dos assinantes e dizem que essa situação é temporária, até a criação de programas nacionais próprios, pois segundo eles, foram pegos de surpresa.  Esta lei abrange bem mais a programação dos canais e mexe diretamente com o line up das operadoras. Agora é esperar para ver o que nos aguarda talvez um futuro mais próspero? Até a próxima edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário