quinta-feira, 28 de junho de 2012

TOP 10+ (Tim Burton e seu adorável mundo estranho)



Tim Burton entre o público tem muito prestigio. Para a crítica especializada exagera na esquisitice. Mas o que ninguém pode negar é na beleza surreal – e bizarra, claro! – Que seus filmes têm. Nesse TOP 10+ de hoje, vamos conferir os 10 longas (DIRIGIDOS) mais que indispensáveis desse que já marcou seu nome no hall de grandes cineastas da história do cinema norte-americano. Quem quiser conferir o mais recente trabalho de Tim Burton, pode ir aos cinemas e conferir Sombras da Noite - oitava parceria do diretor com o ator Johnny Depp. Até a próxima edição!!!

10º AS GRANDES AVENTURAS DE PEE-WEE (1985)

- A deliciosa história do excêntrico Pee-Wee, que encara sua maior aventura pelos EUA para recuperar sua bicicleta roubada. O filme é divertido e leve, vale muito apena!






09º SWEENEY TODD – O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET (2007)

- Musical que conta a história do barbeiro que matava as pessoas que fizeram mal para ele no passado e adicionava seus restos mortais em tortas vendidas pela senhora Lovett (Helena Boham Carter – esposa do diretor). É um dos 10 musicais mais vistos da história do cinema. 





08º ALICE – NO PAÍS DAS MARAVILHAS (2010)

- Sua reimaginação do clássico de Lewiss Carroll dividiu opiniões. A quem ame sua nova visão sobre Alice em seu mundo repleto de maravilhas, mas a também quem considere uma de suas piores investidas no cinema, principalmente por Burton – segundo alguns críticos – ter aceitado muitas mudanças no roteiro, impostas pelos produtores.  





07º BATMAN (1989) BATMAN – O RETORNO (1992)

- Apesar dos excelentes novos Batman – de Christopher Nolan – Não podemos negar que os Batman de Burton foram geniais. Afinal de contas o Coringa de Jack Nicholson; a mulher gato de Michelle Pfeiffer e o Pinguim de Danny DeVito estão até hoje em nossa memória.







06º A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE (2005)

- Outra reimaginação de Burton nos cinemas. Nesse longa o diretor firmou novamente sua parceria com o ator Johnny Deep. O filme foi mais fiel ao livro do que ao clássico do cinema. A história do milionário que proporciona há algumas crianças um diferente e inusitado passeio por sua fábrica de chocolates, agradou boa parte do público e crítica e, ocupa nossa sexta posição.






05º MARTE ATACA! (1996)

- Filme mais que divertido sobre uma invasão alienígena. Burton se esbalda num gênero pouco trabalhado pelo diretor, mas que acerta em cheio ao equilibrar o riso com o excêntrico. Grandes estrelas estão no filme, tais como, Gleen Close, Jack Nicholson, Annette Bening, Danny DeVito e Pierce Brosnan. 





04º OS FANTASMAS SE DIVERTEM (1988)

- Comédia famosa dos anos 80. O filme é um cult e por conta de seu personagem principal – Beetlejuice (Michael Keaton) proporciona uma vasta linha de produtos relacionados ao longa – bonecos, camisetas. A história da família fantasma que quer expulsar os novos moradores de sua casa ganhou fãs no mundo.  





03º ED WOOD (1994)

Considerado o pior diretor de todos os tempos, Edward Davis Wood Jr. (Johnny Depp) é a cinebiografia que só Burton poderia ter dirigido. O longa é primoroso e conta com Sarah Jessica Parker no elenco. O filme é todo em preto e branco e leva um tom mais a sério – diferente a filmografia do diretor.





02º PEIXE GRANDE – E SUAS HISTÓRIAS MARAVILHOSAS (2003)

- A história emocionante de vida de pai e filho retratada com um ar nostálgico e surrealismo. Ewan McGregor lidera um elenco fantástico, num filme que vai além do trivial. Burton realiza neste filme talvez seu melhor longa sem Deep no elenco. Poderoso! 






01º EDWARD – MÃOS DE TESOURA (1990)

- Edward – Mãos de Tesoura ganha a estatueta de ouro, por ter marcado a história do cinema com uma história bizarra e simplesmente apaixonante. Edward (Depp) é uma figura sinistra e ao mesmo tempo adorável. Ele tem tesouras no lugar de suas mãos e ao frequentar seu bairro depois de anos de reclusão acaba encantando as moradoras de lá com seus cortes de cabelos fabulosos. Ele acaba se apaixonando por Kim (Winona Ryder) e por conta desse amor acaba se despertando a fúria de Jim (Anthony Michael Hall) – namorado da bela. Romântico, mágico e surpreendente, Edward – Mãos de Tesoura traz ainda no elenco Dianne Wiest como Peg - a simpática vendedora da AVON. Quem ainda não viu. CORRAAAAAAAAAAAAA. 



4 comentários:

  1. Tim Burton, Johnny Depp e Helena Bonham Carter, juntos não tem quem não goste.
    Eles não fazem filme, eles fazem arte!
    Amo os filmes do Tim Burton!!!

    ResponderExcluir
  2. Foi emocionante ver Vincent Price atuando pela última vez em Edward Mãos de Tesoura. Todos os filmes, inclusive Ed Wood, carregam o humor sombrio e esquisito do Tim Burton.

    ResponderExcluir
  3. Concordamos com você Jacob. Venha nos visitar sempre

    ResponderExcluir