sábado, 9 de junho de 2012

Com a Palavra por Diogo Bueno Edição Especial


Olá, Galera! Tudo bem? O mês de junho tem cinco sextas-feiras, e eu vou usar uma delas para uma edição especial do Com a Palavra – a colunista e minha amiga Evelin Gasparin volta na última sexta desse mês. Nesta post especial quero falar dos quinze anos de Buffy – A Caça-Vampiros. Tive a colaboração de Khaoe Pacheco para a construção deste texto. (Obrigado).




     Como um filme adolescente fracassado de 1992 se tornou um fenômeno pop dos anos 1990? Simples: pegue um roteirista de um sucesso de bilheterias - Joss Whedon de Toy Story - e dê a ele carta branca para inventar o que quiser. E ele inventou. Pegou toda a mitologia que criou no filme Buffy - A Caça-Vampiros e com alguns ajustes, principalmente sem a interferência de executivos do estúdio, criou a série de mesmo nome do jeito que sempre quis. Simples, sem grandes pretensões. O seriado era tão desacreditado que o estúdio - FOX - o vendeu como um Arquivo X adolescente. A série estreou no meio da temporada americana - mid season - num canal relativamente novo - WB TV -, e fez sucesso com seus personagens bem construídos, diálogos primorosos e aquele jeitão de produção B que só ajudaram Buffy a se tornar o fenômeno que foi.

     Por falar na jovem caçadora, quem pensa que Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), sempre adorou sua missão de defender Sunnydale da Boca do Inferno está muito enganado. No começo a loirinha mimada não queria nem ouvir falar em ser a "escolhida". Com o desenrolar da trama Buffy aceita seu destino e faz de sua vida à arte de caçar seres das trevas. Mas a bela nunca esteve sozinha nessa jornada. Willow Rosenberg (Alyson Hannigan), sua melhor amiga; Xander Harris (Nicholas Brendon), o bobalhão atrapalhado e Cordelia Chase (Charisma Carpenter), a patricinha fútil, sempre estiveram ao lado da caçadora.








     Nem mesmo os adultos foram tratados como escada dos adolescentes - como acontece em diversas séries. O sentinela da heroína, Rupert Giles (Anthony Stewart Head) também conhecido como o bibliotecário da Sunnydale High School esteve sempre ao lado da caçadora. Para enfrentar os grandes perigos a bela teve que treinar fisicamente e psicologicamente com seu mestre e grande amigo.
     O grande amor de Buffy é o misterioso e envolvente Angel (David Boreanaz), um vampiro com mais de 200 anos. O diferencial é que ele, ao contrário dos outros de sua "espécie", possui uma alma. Depois de arrasar a Europa Vitoriana, Angelus matou uma menina, filha de um líder cigano. Esse, por sua vez, o amaldiçoou devolvendo sua alma - a pior punição para um vampiro. Desde então, Angelus se tornou Angel, e tem que viver com a culpa de ter cometido inúmeras atrocidades. Ao consumar sua relação com Buffy, o vampirão vive um momento de extrema felicidade, perdendo sua alma e tornando-se um dos grandes vilões do terceiro ano.





     Para quem é fã não existiram episódios ruins, apenas alguns que ficaram abaixo da média esperada. Na verdade todo seriado tem um tempo de vida, mas o sucesso alcançado, no entanto acaba prolongando-o, tornando alguns episódios muito cansativos e saturados. Dúvidas da adolescência, o equilíbrio entre o terror e a comédia e muitas lutas coreografadas garantiram as sete temporadas de sucesso de Buffy - A Caça-Vampiros. Outro fator que contribuiu com o sucesso da série foi o fato de que os roteiristas sempre surpreenderam sua audiência. Se um episódio caminhava para um encerramento clichê, lá vinham eles e invertiam tudo. As botas de cano alto e os anéis ploc usados pela protagonista no primeiro ano são até hoje lembrados. A possibilidade de um longa-metragem sobre o que aconteceu com a jovem caçadora está cada vez mais remota.




     Aqui no Brasil a série foi transmitida pela Fox e UPN na TV paga e pela Rede Globo e Rede TV na TV aberta. Foi originalmente apresentada entre 1997 a 2003. A decisão de acabar com o seriado foi do próprio criador e da protagonista - ambos queriam dar prioridades a outros projetos. O tema de abertura era embalado pela banda de rock Nerf Herder. Além do colégio secundário Sunnydale High, a boate Bronze era uma das principais locações dos primeiros anos. E apenas cinco das sete temporadas da série foram lançadas em DVD até agora no Brasil. O seriado gerou ainda um spin-off também de grande sucesso: Angel - que durou cinco temporadas. Com uma legião de fãs ao redor do mundo, Buffy - A Caça-Vampiros deixou saudades e abriu caminho para outras produções do mesmo gênero.

Um comentário: