segunda-feira, 28 de maio de 2012

GARIMPO: REALITIES QUE AJUDAM




     Desde que o primeiro reality show estreou na década de 1970 – American Family do canal público PBS, que acompanhou o dia-a-dia de uma família comum sem espalhar prêmios milionários e formar celebridades instantâneas – o público do mundo todo se acostumou a dar uma espiadinha na vida alheia. Existem os de puro entretenimento que reciclam ideias (Qual será a nova Top Model? Quem será o novo ídolo musical? Etc..., mas também tem aqueles que prestam serviço público e podem ajudar a quem os assiste.
    






     Em comum, Quilo por Quilo e Perdas e Ganhos auxiliam pessoas psicologicamente e fisicamente a emagrecer. O primeiro é americano e originalmente chama-se Extreme Makeover – Weightloss Edition (Extreme Makeover é o programa estilo antes e depois) e traz o personal trainner Chris Powell ajudando pessoas com obesidade mórbida e as auxiliando a se cuidarem. Ele estabelece uma meta para a pessoa perder de 150 a 200 quilos em um ano. Nesse período, a Powell e a produção acompanham os candidatos e fazem pesagem de três em três meses para saberem o progresso. A maioria dos candidatos apresenta resistência ao baterem de frente com os métodos de Chris. Ele é curto e grosso: para emagrecer tem que soar a camisa e muito. Muito da vida pessoal do escolhido é escancarada para as câmeras e mostra que, além da obesidade, a baixa alta estima e traumas acompanham como cada pessoa é tratada. Claro que nem tudo da certo como o treinador quer e num episodio, quando um gordinho se descontrolou e comeu mais que podia, o homem perdeu a cabeça. Mesmo rígido Powell faz transformações físicas e mentais. O programa é exibido no canal Discovery Home & Helth.









     O brasileiro Perdas e Ganhos do canal GNT tem o mesmo formato, a diferença é que a produção não acompanha o ano todo do gordinho, mas um curto período de tempo. Neste programa, a jornalista Cyntia Howlett, com ajuda de médicos e nutricionistas o convidado a ter uma qualidade de vida melhor. Além dos exercícios, a produção do programa se encarrega de educar corretamente o habito alimentar de quem participa e assiste. Numa das recentes apresentações é mostrado um gordinho que quer emagrecer sem passar fome. E, acredite, é possível. Uma dica: coma de três em três horas e mexa-se! Até a próxima edição...

3 comentários: