quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TOP 10+ (E o Oscar Não Foi Para...)



     Ao longo de 85 edições, o prêmio Oscar já entregou e mudou diversas carreiras de profissionais do cinema  todo. Mas é claro que erros - alguns grosseiros - aconteceram em algumas cerimônias. Vamos então aproveitar o mês dos #AcademyAwards para lista-las.  Até a próxima edição!!!




TOP 10+ (E o Oscar Não Foi Para...)






09ª. Melhor Ator 2000

- Russe Crowe (Gladiador) ganhar o Oscar de Melhor Ator e não Javier Bardem (Antes do Anoitecer) não da??? O filme de Ridley Scott está ótimo, mas Bardem está soberbo em sua atuação.























09ª. Melhor Ator Coadjuvante e Filme 1996

- Cuba Gooding Jr.??? por Jerry Maguire e não Willian H. Macy por seu brilhante papel em Fargo. Sem falar que o filme dos irmãos Cohen deveram ter ganho a estatueta de Melhor Filme e não O Paciente Inglês e suas 9 discutíveis estatuetas. #tenso





















08ª. Melhor Diretor 1980

- Martin Scorsese com os Bons Companheiros merecia sim o Oscar de Melhor Diretor daquele ano e, não Kevin Costner e seu Dança com Lobos. Tudo bem ganhar melhor filme e os outros prêmios, mas Scorsese deveria ter ganho de diretor. Mas a Academia queria dar tudo para Costner naquele ano.




















07ª. Melhor Diretor 1979

- Francis Ford Coppola merecia a estatueta por seu chocante Apocalypse Now e não Robert Benton de Kramer vs. Kramer. Os dois filmes são incríveis, mas Coppola mostra por que escreveu seu nome na história do cinema mundial neste longa. Talvez por já ter um Oscar em seu currículo o diretor tenha perdido naquele ano.



















06ª. Melhor Ator Coadjuvante 1996


- Parece que a Academia ainda não se curvou ao talento de Leonardo DiCaprio. Naquele ano ele concorreu como Ator Coadjuvante por sua estupenda atuação em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador, mas foi preterido a atuação de Tommy Lee Jones em O Fugitivo. O por que? Não se sabe até hoje, já que o filme com Lee Jones é muito comum e sua atuação aquém de um prêmio tão importante.


















06ª. Melhor Atriz 1985 e Roteiro Adaptado

- Sim, A Cor Púrpura merecia o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e o de melhor Atriz para a na época estreante Whoopi Goldberg. A história baseada na obra de Alice Walker - vencedora do prêmio pulittzer - é fantástica, extremamente emocional e foi levada para as telonas com brilhantismo por Steven Spielberg. Geraldine Page em Regresso para Bountiful e o roteiro de Kurt Luedtke de Entre Dois Amores são ótimos, mas não mereciam ter levado a estatueta, não com Whoopi e A Cor Púrpura no palho.






















05ª. Melhor Atriz 2013

- Jennifer Lawrence está em uma boa interpretação no delicioso O Lado Bom da Vida, mas só ganhou a estatueta por ser uma promessa no quesito bilheteria. Ela já tem engatilhado pelo menos três longas de sucesso – Jogos Vorazes e X-Men. O filme dela é bem normal e, sua interpretação está boa, mas não merecia a estatueta. Eu ficaria até com Naomi Watts no drama O Impossível. Mas quem merecia mesmo é Emmanuelle Riva do lindo Amor. O caso dela é muito parecido com o de Fernanda Montenegro. Riva não é comercial para Hollywood logo ganhar o Oscar não atrairia nenhum tostão para Hollywood.








04ª. Melhor Filme e Roteiro Adaptado 1956

- Assim Caminha a Humanidade deveria sim ter ganhado a estatueta de Melhor Filme do Ano e não A Volta ao Mundo em 80 Dias. Assim como na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. 









03ª. Melhor Filme e Direção 1941

- Cidadão Kane e Orson Welles mereciam ter levado a estatueta de Melhor Filme e Direção, respectivamente, naquele ano para consagrar ainda mais o filme que revolucionou o conceito de fazer cinema. Quem faturou foi John Ford e seu Como Era Verde o Meu Vale. 










02ª. Melhor Atriz 1998

- Fernanda Montenegro merecia sim ter ganhado o Oscar de Melhor Atriz naquele ano por Central do Brasil. Cate Blanchett por Elizabeth poderia ter levado, mas não Gwyneth Paltrow pelo insonso Shakespeare Apaixonado. Diversos críticos na época apontavam Fernanda como a melhor opção, mas como sabemos muitas vezes o Oscar é uma vitrine para projetar astros e estrelas para novas e gordas bilheterias. Sendo assim, Gwyneth daria mais lucros para Hollywood do que nossa brasileira Fernanda Montenegro.  





01ª. Melhor Atriz / 1979.

- Na entrega do prêmio, Sally Field faturou a estatueta de Melhor Atriz por sua brilhante interpretação em Norma Rae, mas quem deveria ter levado o Oscar naquela noite é Bette Midler por sua entrega em A Rosa (The Rose). Talvez, Bette não levou por estar em uma personagem parecida com sua personalidade – tresloucada – não ‘exigindo’ tanto de si. Fora suas críticas ferrenhas ao sistema hollywoodiano. Isso na teoria, mas quem viu as duas interpretações sabe dizer que Midler deveria ter ganhado.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário