domingo, 5 de maio de 2013

Com a Palavra por Khaoe Pacheco Edição 11




Vingança dos seriados 
por Khaoe Pacheco do Blog BadFish





     Até pouco tempo, eles eram rebaixados à categoria de tapa buraco na programação das TVs abertas, os seriados voltam a chamar a atenção das emissoras que dedicam horários mais comerciais aos chamados perjuramente de enlatados. A estreia e posterior campanha de divulgação de Revenge é um grande exemplo. Nem um fã de séries imaginava que a Globo fosse estrear o show em sua grade, ainda mais num domingo após o Fantástico e com chamadas espalhadas ao longo da programação.



     Talvez a Globo espere aproveitar o fenômeno que foi a novela Avenida Brasil para impulsionar a audiência de Revenge que possui a trama central idêntica: garota testemunha o assassinato do pai nas mãos de uma mulher má e, anos depois, decide se infiltrar em sua família e fazer a sua vingança.  E tem inicio um jogo de gato e rato entre a mocinha e a vilã. Se você pensa que alguém copiou alguém, saiba que Revenge estreou bem antes nos EUA. Coincidência ou não, o seriado americano não faz feio nas noites de domingo da emissora. 



     Mas Revenge não é o único seriado a ser exibido na emissora. Ela viu o potencial dessas atrações há algum tempo ao estrear nas férias do Programa do Jô 24 horas e um pouco tempo depois Lost que faziam bem mais audiência do que o programa brasileiro.  Hoje em dia Castle, Linha do Tempo (Flashfoword) e Família de Heróis (No Ordinary Family) passam nas madrugadas da Venus platinada.




     Na Record, emissora que tirou do SBT o titulo de “grade voadora” por estar sempre alterando a sua programação, os seriados tem destaque há bastante tempo.  Desde a época de Arquivo X que a emissora paulista dedica um espaço para os enlatados.  A franquia CSI é exibida com sucesso no horário nobre. E, no inicio das madrugadas outras ótimas atrações são exibidas.  Grimm (Segunda) sobre um detetive as voltas com sua origem sobre natural, Smash (Terças) que enfoca os bastidores da criação de um musical da Broadway, House (Quintas) sobre um medico com métodos pouco ortodoxos e Monk – Um Detetive Diferente (Sextas). 



     A Band vem investindo bastante no gênero, apesar de ter direitos sobre muitos títulos (Bones, 24 Horas, Modern Family),  está rindo a toa com as exibições de Os Simpsons e The Walking Dead, um dos maiores fenômenos dos últimos anos. Nas madrugadas, a elogiada Família Soprano ganha destaque mas não é exibida para todo o Brasil.



     Apesar do horário, a emissora aberta que mais investe em seriados americanos é o SBT. Com o extenso catalogo da Warner Bros a disposição a TV nunca fica sem novidades em suas madrugadas. Atualmente, as ganhadoras de prêmios True Blood, Entourage (que estreou este mês), Estética, Smallville, O Mentalista, alem das sitcons Dois Homens e Meio e Big Bang – A Teoria são as mais famosas exibidas. Existem outros títulos. Correndo por fora, a Cultura exibe o spin off da cultuada Dr. Who, As Aventuras de Sarah Jane e a elogiada Mad Men . 



     Como se pode ver, tem seriados para todos os gostos exibidos nas TVs abertas. Esta certo que, em alguns casos, você terá que ficar acordado até tarde ou rezar para a emissora local não passar nenhum programa de igreja no horário. Até a próxima edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário