quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TOP 10+ (Clint Eastwood)







Aproveitando que o ator/diretor/produtor está em cartaz nos cinemas com o longa Curvas da Vida (Trouble With the Curve) com Amy Adams e Justin Timberlake, trazemos no TOP 10+ os melhores momentos desse ícone do cinema mundial. Só na última década ele nos brindou com filmes extraordinários, como Sobre Meninos e Lobos (2003); Menina de Ouro (2004) e Gran Torino (2008). Ao assistir Curvas da Vida nas telonas, percebi o quanto Clint Eastwood envelheceu e ele mesmo disse que não irá mais atuar e dirigir ao mesmo tempo. O cansaço e esgotamento limitam muito e nos faz pensar que em breve sentiremos saudades desse grande mestre do cinema. Até a próxima edição!!!





10ª. A Troca (The Changeling, 2008).

- Baseado em uma história real, A Troca traz Angelina Jolie livre de seus personagens sexy para encarnar uma mãe dos anos 1920 desesperada atrás do filho sequestrado. 





9ª. Perseguidor Implacável (Dirty Harry, 1971).

- Aqui, Clint Eastwood é o detetive Harry Callahan. Ele age além dos limites da lei, faz suas próprias regras. O filme gerou algumas sequências e marcou a carreira do ator. 




8ª. Bird (Idem, 1988).

- Cinebiografia do genial saxofonista Charlie Parker. O jazz; as dificuldades; drogas e coragem. Forest Withaker está perfeito como Bird – apelido do músico. Sensacional!




7ª. Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006).

- Uma espécie de continuação de A Conquista da Honra.  Guerra e drama andam lado a lado durantes as sequências de ação. Visão japonesa da do conflito pela ocupação da ilha. 


  

6ª. A Conquista da Honra (Flags of our Fathers, 2006).

- Clint Eastwood filmou no mesmo ano, dois filmes falando do mesmo tema e fato sobre lados opostos. Aqui ele retrata a visão americana. Fevereiro de 1945, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi à posse da ilha de Iwo Jima. Ryan Phillippe (Crash – No Limite) está no elenco principal. 



5ª. Trilogia dos Dólares (1964/1965/1966).

- A trilogia é baseada em aventuras de caçadores de recompensas no velho oeste americano. Clint Eastwood interpreta sempre um pistoleiro sem nome que arma planos e truques sofisticados para pegar os bandidos. Duelos e confrontos que ficaram marcados na história do cinema mundial. Os tais espaguetes baseados na obra de Akira Kurosawa fizeram muito sucesso pelo mundo afora e consagram o ator.




4ª. Gran Torino (Idem, 2008).

- O veterano da Guerra da Coréia e trabalhador da indústria de automóveis aposentado, Walt Kowalski (Clint Eastwood) está incomodado como sua vida e vizinhança mudaram. Um filme primoroso que fala de preconceito sem cair no clichê. Poderosa atuação/direção/produção de Eastwood. ASSITA! 




   
3ª. Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004).

- Vencedor do Oscar de Melhor Diretor (Eastwood); Atriz (Hilary Swank); Ator Coadjuvante (Morgan Freeman) e Melhor Filme, Menina de Ouro é simplesmente emocionante, surpreendente e terrivelmente sensível. A história de uma jovem que tem o sonho de se tornar uma grande pugilista interrompido com um golpe certeiro mexe com nossas emoções e põe em cheque um tema muito polêmico: eutanásia. 




2ª. Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003).

- Considerado a melhor realização de Clint Eastwood como diretor, Sobre Meninos e Lobos é inquietante e mostra a infância perdida de três jovens garotos. No passado um deles é sequestrado e abusado pelos criminosos. Com o passar dos anos cada um vive sua vida em seu isolamento. Quando a filha de Jimmy (Sean Penn) é brutalmente assassinada, todas as evidências levam apara Dave (Tim Robbins) – o garoto abusado no início do filme. O terceiro amigo, agora como policial Sean (Kevin Bacon) investiga o caso. Poderoso, sagaz e muitas vezes perturbador. 





1ª. As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995).

- Simplesmente o melhor filme de romance que já foi produzido. Um romance maduro, sem fantasias e ilusões. Como realmente acontece na vida real. Clint Eastwood dirige e protagoniza ao lado de Meryl Streep em atuações mágicas (Owen Glieberman, Entertainment Weekly). O fotógrafo da National Geographic, Robert Kincaid (Eastwood) está no condado de Madison tirando fotos das belas pontes que lá se encontram, perdido pelo caminho, ele pede informações a Francesca (Streep) e os dois vivem um paixão tórrida e apaixonante. A dona de casa, casada há 15 anos e com dois filhos adolescentes se entrega a paixão, enquanto a família viaja. Fantástico. Uma poderosa história de amor que nem  tempo foi capaz de apagar. Não consegui o trailer legendado, então coloquei a última cena do filme. Perfeita!




Nenhum comentário:

Postar um comentário